Defesa comercial na era Trump

Em artigo publicado, em 24 de junho de 2017, no periódico Puentes do ICTSD (International Centre for Trade and Sustainable Development), intitulado “Defensa comercial en la era Trump: proteccionismo y oportunidades para las exportaciones brasileñas”, Roberto Kanitz e Mariana Barros analisam o perfil da defesa comercial nos Estados Unidos ao longo dos 100 primeiros dias de governo Trump, apontando, em meio a uma onda protecionista do governo norte-americano, oportunidades estratégicas para o incremento das exportações brasileiras.

Para ler o artigo, acesse: http://www.ictsd.org/bridges-news/puentes/news/defensa-comercial-en-la-era-trump-proteccionismo-y-oportunidades-para-las

Atritos comerciais entre o Brasil e a China

04 de julho de 2017 (em chinês): entrevista com Roberto Kanitz é citada em reportagem sobre atritos comerciais entre o Brasil e a China.

Acessível em: http://www.ccpitnd.com/read.asp?id=456

A cooperação regulatória por meio do diálogo comercial

Em artigo publicado, em 22 de junho de 2017, no periódico Pontes do ICTSD (International Centre for Trade and Sustainable Development), intitulado “A cooperação regulatória por meio do diálogo comercial entre Brasil e Estados Unidos”, Roberto Kanitz e Stefanie Schmitt discutem a agenda do Diálogo Comercial MDIC-DoC, com foco na cooperação bilateral entre Brasil e Estados Unidos em convergência e coerência regulatória.

Para ler o artigo, acesse: http://www.ictsd.org/bridges-news/pontes/news/a-coopera%C3%A7%C3%A3o-regulat%C3%B3ria-por-meio-do-di%C3%A1logo-comercial-entre-brasil-e

Coerência e Convergência Regulatória no Comércio Exterior

Stefanie Schmitt é colaboradora do Projeto “Coerência e Convergência Regulatória no Comércio Exterior: o caso do Brasil frente a União Europeia e Estados Unidos com ênfase na experiência do Reino Unido”, coordenado por Vera Thorstensen e Michelle Badin. Stefanie é autora do Capítulo IV, do Volume I, sobre a política de coerência e convergência regulatória nos Estados Unidos.

Para consultar a publicação completa, acesse: http://ccgi.fgv.br/pt-br/publicacoes

Revisão do direito antidumping

Maio de 2017: Roberto Kanitz e Thomas Fisher esclarecem o processo de revisão do direito antidumping no Brasil e mudanças recentes na legislação brasileira sobre antidumping.

Acessível em: http://andipa.org.br/arquivos/newsPaper/1494531650.pdf?1494533278

Políticas Industriais e Comerciais da China

Roberto Kanitz e Mariana Barros estão entre os autores do livro “Políticas Industriais e Comerciais da China sob a perspectiva das regras da OMC” organizado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e publicado pela Editora Elsevier em 2016. Roberto e Mariana são coautores do capítulo “A disputa sobre restrições da China às exportações de matérias-primas”.

Para mais informações sobre a publicação, acesse: http://www.portaldaindustria.com.br/agenciacni/noticias/2016/06/livro-organizado-pela-cni-mostra-como-a-china-se-transformou-no-maior-exportador-global/

Comércio com a Coréia do Sul

03 de novembro de 2016 (em coreano): entrevista de Roberto Kanitz para jornal coreano “bom dia news”.

Acessível em: http://bomdianewsbr.com.br/zbxe/board_MaSb48/778

Barreiras comerciais brasileiras

09 de setembro de 2016 (em chinês): Roberto Kanitz faz palestra sobre as barreiras comerciais brasileiras no Escritório Comercial da China no Brasil.

Mais informações: http://www.mofcom.gov.cn/article/i/dxfw/nbgz/201609/20160901398471.shtml

Oferta de alumínio e impacto para a indústria norte-americana

O artigo “China blame isn’t bringing smelting back to the US – UNO”, publicado no site Fast Markets, em 13 de julho de 2016, apresenta as principais conclusões de relatório elaborado por James Breeden, Jussi Uitti e Thomas Fischer, o qual aborda o papel da China no excesso de oferta de alumínio no mercado internacional e seu impacto para a indústria norte-americana.

Leia a notícia aqui: https://www.fastmarkets.com/base-metals-news/aluminium/focus-china-blame-isnt-bringing-smelting-back-to-us-uno-117057/

Barreiras técnicas e sanitárias

10 de maio de 2016: Roberto Kanitz palestra sobre as barreiras técnicas e sanitárias em reunião da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR).

Veja mais: http://seafoodbrasil.com.br/peixebr-estreita-vinculo-com-embrapa-entidades-querem-barrar-virus-e-tilapia-importada/

Barreiras regulatórias enfrentadas por exportadores brasileiros

25 de fevereiro de 2016: Confederação Nacional da Indústria (CNI) e UNO apresentam levantamento das barreiras regulatórias enfrentadas por exportadores brasileiros, realizado no âmbito do Projeto Barreiras, em reunião do Comitê Brasileiro de Barreiras Técnicas ao Comércio (CBTC/INMETRO).

Apresentação disponível em: http://www.inmetro.gov.br/barreirastecnicas/PDF/cbtc/apresentacao-cbtc-cni-uno-trade.pdf

Medidas antidumping e barreiras comerciais

27 de novembro de 2015 (em chinês): Roberto Kanitz participa de seminário, promovido pela Federação das Indústrias de Taipé, sobre medidas antidumping e barreiras comerciais no Brasil.

Mais informações: http://wto.cnfi.org.tw/all-activity.php?id=384&t_type=s; e  http://www.tami.org.tw/sp1/bulletin/other/other_1041211.pdf.

Projeto Barreiras

25 de novembro de 2015: UNO apresenta o Projeto Barreiras, que verificou o impacto dos regulamentos técnicos, medidas sanitárias e fitossanitárias no comércio internacional, em reunião do Comitê Brasileiro de Barreiras Técnicas ao Comércio (CBTC/INMETRO).

Apresentação disponível em: http://www.inmetro.gov.br/barreirastecnicas/PDF/cbtc/apresentacao_uno_trade_cbtc.pdf

A política comercial brasileira

5 de agosto de 2014: em parceria com a Aduaneiras, UNO realiza seminário sobre a política comercial brasileira e o acesso a mercados em São Paulo.

Mais informações: http://diplomatizzando.blogspot.com.br/2014/07/a-politica-comercial-brasileira-e-o.html; e  http://abidip.com.br/site/index.php/novidades/item/abidip-critica-onda-protecionista-contra-os-pneus-importados.html

Comércio exterior com o Brasil

30 de abril de 2014 (em tailandês): Roberto Kanitz participa de seminário sobre o Brasil, promovido pela Embaixada da Tailândia.

Mais informações: http://aspa.mfa.go.th/aspa/th/news/latin-america/detail.php?ID=1930

Defesa comercial

10 de abril de 2014: Roberto Kanitz faz palestra sobre defesa comercial na Associação Brasileira de Empresas de Comércio Exterior (ABECE).

Mais informações: http://www.abece.org.br/Cursos/ConcursoRead.aspx?cod=24

Arbitragem e Comércio Internacional

Roberto Kanitz está entre os autores do livro “Arbitragem e Comércio Internacional: Estudos em Homenagem a Luiz Olavo Baptista” coordenado por Umberto Celli Jr., Maristela Basso e Alberto do Amaral Jr. e publicado pela Editora Quartier Latin em 2013. Roberto é coautor do capítulo “A Regulação do Comércio Internacional e a Organização Mundial do Comércio”.

Limitações formais e informais ao diretor-geral e presidentes na OMC

Em artigo publicado em 2 de julho de 2013 no periódico Pontes do ICTSD (International Centre for Trade and Sustainable Development), intitulado “O diretor-geral da OMC: sua origem, função e influência”, Roberto Kanitz analisa as limitações formais e informais ao exercício do cargo de diretor-geral e de presidente dos grupos de negociação, o que é feito a partir do direito da OMC e da dinâmica historicamente constituída nas negociações multilaterais de comércio.

Para ler o artigo, acesse: http://www.ictsd.org/bridges-news/pontes/news/o-diretor-geral-da-omc-sua-origem-fun%C3%A7%C3%A3o-e-influ%C3%AAncia

Releitura dos Acordos da OMC

Roberto Kanitz, Gisela Sarmet e Stefanie Schmitt estão entre os colaboradores do Projeto “Releitura dos Acordos da OMC: como interpretados pelo Órgão de Apelação (Projeto Releitura OMC) coordenado por Vera Thorstensen e Luciana Maria de Oliveira, sob iniciativa do Centro do Comércio Global e Investimento (CCGI) e do ORBIS – Centro de Estudos em Direito e Relações Internacionais.

Para consultar a publicação completa, acesse: http://ccgi.fgv.br/pt-br/projeto-releitura

Importação de fios

13 de dezembro de 2012: Roberto Kanitz fala sobre a importação de fios de náilon em encontro do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau (SINTEX).

Mais informações: http://www.sintex.org.br/noticia/importacao-de-fios-de-nailon-e-discutida-no-sintex

Líderes do futuro

11 de maio de 2012: Roberto Kanitz participa da 9ª Semana do Empreendedorismo, em seminário sobre os “líderes do futuro”.

Mais informações: http://semanadoempreendedorismofgv.blogspot.com.br/2012/05/sexta-feira-1105.html

Gerindo negociações multilaterais de comércio

Roberto Kanitz é autor do livro “Managing Multilateral Trade Negotiations: The Role of the WTO Chairman”, publicado pela Editora Cameron May, em 2011. O livro aborda o papel de presidentes de grupos negociadores na construção de soluções acordadas e inova ao combinar teoria e prática no estudo das negociações multilaterais de comércio.

Mais informações:

Citado por LAFER, Celso (2015): http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,multilateralismo-e-a-presidencia-na-omc,1688905

Resenha por PRADO, Victor (2011): http://politicaexterna.com.br/1025/managing-multilateral-trade-negotiations-role-wto-chairman/

Resenha por SADDI, Jairo (2010): http://www.faap.br/pdf/faculdades/economia/revistas/ciencias-economicas/REVISTA_ECONOMIA_22.pdf

Resenha por THOMSON, Graeme (2012): https://www.cambridge.org/core/journals/world-trade-review/article/managing-multilateral-trade-negotiations-the-role-of-the-wto-chairman-edited-by-kanitz-robertolondon-uk-cameron-may-2010/3CA7967AB64EE1BDCFE2AA8F56656666

FGV (2011), Palestra, em conjunto com os Professores Celso Lafer e Luiz Olavo Baptista: http://leisenegocios.ig.com.br/index.php/2011/05/25/direito-gv-recebe-celso-lafer-luiz-olavo-baptista-e-roberto-kanitz-nesta-quarta/

O Brasil e o Contencioso na OMC

Roberto Kanitz está entre os autores do livro “O Brasil e o Contencioso na OMC” coordenado por Maria Lúcia L. M. Padua Lima e Barbara Rosenberg e publicado pela Editora Saraiva em 2009. Ele é autor do capítulo “Soluções Mutuamente Acordadas: Identificação e Seleção de Controvérsias Passíveis de Negociação”.

Sistema Geral de Preferências dos EUA

Stefanie Schmitt é coautora do artigo “SGP (Sistema Geral de Preferências) dos EUA: Economia e Política”, publicado em 17 de fevereiro de 2007, no periódico Pontes do ICTSD (International Centre for Trade and Sustainable Development).

Para ler o artigo, acesse: https://www.ictsd.org/bridges-news/pontes/news/sgp-dos-eua-economia-e-pol%C3%ADtica